Laboratório de História Regional do Espírito Santo e Conexões Atlânticas

Projeto Documentos Censitários do Espírito Santo do século XIX

O projeto Documentos Censitários do Espírito Santo do século XIX é fomentado pelo edital Mulheres na Ciência 014_2022/Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - FAPES e é coordenada pela Profa. Dra. Juliana Sabino Simonato, que também é coordenadora do LACES.

Tem como principal desafio a identificação arquivística e seleção de séries e/ou documentos que permitirão averiguar em documentos censitários as características e a demografia da população capixaba no século XIX. O primeiro levantamento populacional, o Recenseamento Geral do Império do Brasil de 1872, ocorrido durante o Império, recorte temporal da pesquisa, cobriu todo o território nacional, incluindo informações sobre a população escrava e arrolou quase 10 milhões de habitantes, distribuídos em 21 províncias e o Município Neutro. Na Província do Espírito Santo foram contabilizados 82.137 habitantes.

O grande desafio da pesquisa é revisar a produção documental do período, que proporcionou a elaboração do censo de 1872, sistematizando os metadados inseridos nos documentos arquivísticos presentes no Acervo Documental do Arquivo Público do Espírito, principalmente nos fundos, Polícia, Agricultura e Governadoria, realizar a transcrição e organizar das informações para garantir o acesso através dos parâmetros da arquivística. Nesse projeto, pretende-se recuperar o conteúdo destes levantamentos censitários realizados pela Província do Espírito Santo a fim de acompanhar a sua evolução demográfica ao longo do século XIX e realizar um levantamento sobre as categorias dos indivíduos, verificando questões históricas e culturais relevantes na formação da população do Espírito Santo: as “qualidades” (índio, africano, branco, mestiço, etc.) e as suas “condições” (escravo, livre, forro, etc.).

A metodologia da pesquisa será embasada inicialmente na identificação arquivística, a partir da análise dos fundos, das séries documentais e/ou documentos censitários. Em um segundo momento será a aplicada a técnica de transcrição documental utilizando-se dos recursos da paleografia.

As informações serão transcritas para uma base de dados, para garantir o acesso através da publicação em um ambiente virtual (site ou software livre) e, ao final será realizada a reprografia dos manuscritos com a inserção de um texto explicativo sobre as séries e/ou documentos. Com a pesquisa espera-se divulgar informações sobre a população capixaba no século XIX, proporcionando ao público um acesso mais rápido e prático para subsidiar diversas áreas de pesquisa como: Demografia Histórica, História Cultural, História Social, História da Família, Genealogia, dentre outras.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.