Laboratório de História Regional do Espírito Santo e Conexões Atlânticas

Nova edição da Revista do Arquivo Público do Espírito Santo

Esta semana foi lançada a nova edição da Revista do Arquivo Público do Espírito Santo (ano 6, n. 11 - jan./jun. 2022). Organizada pelas professoras Dra. Vânia M. Losada Moreira e Tatiana Gonçalves de Oliveira, ambas associadas ao LACES-Ufes, a revista apresenta um amplo panorama sobre a presença dos povos indígenas no território do Espírito Santo, com artigos que destacam desde a construção historiográfica do "índio" até estudos recentes que trazem os povos pré-cabralinos em novas perspectivas históricas e de pesquisa. A revista conta com uma interessante entrevista realizada pelo coordenador deste laboratório, o Prof. Dr. Luiz Cláudio M. Ribeiro, com Tábita Hünemeier, pesquisadora do Laboratório de Genômica Populacional Humana da Universidade de São Paulo (USP), abordando a genética dos povos indígenas e sua locomoção no território americano, nesta entrevista a profa. Tábita através de estudos genéticos afirma que os "resultados mostraram que os Tupiniquim são, provavelmente junto com o povo Tupinambá (da atual Bahia), alguns dos últimos representantes sobreviventes dos povos Tupi da costa, que habitaram grande parte do litoral brasileiro por mais de 2.000 anos.". Além disso, o professor Luiz Cláudio Ribeiro, conjuntamente com a Profa. Bárbara Dantas (PPGHIS-ufes), publica nesta revista um artigo sobre a Devassa da Companhia de Jesus em 1761 no Espírito Santo. A revista também conta com os ricos trabalhos de pesquisadores associados ao LACES, como o artigo de Tiago de Matos Oliveira, que trata sobre os contatos e confrontos dos indígenas que habitavam o entorno do rio Cricaré, além dos artigos livres do Dr. Douglas Furness sobre a propaganda anticomunista no Espírito Santo no jornal A Gazeta (1955-1956) durante o período da Guerra Fria e do Doutorando Paulo César Ruas Oliveira Santos com o estudo de caso de Olendino José dos Passos, homem negro que encontrou ascensão em Aracê, região predominada pela imigração italiana, utilizando história oral, importante contribuição para a historiografia regional. Com este amplo leque de estudos e pesquisas, o LACES disponibiliza pesquisas em diversas áreas que compõem seu foco em História Regional do Espírito Santo em diversos períodos históricos de sua ocupação humana.

Para acessar gratuitamente a revista clique aqui ou pela página da APEES (https://ape.es.gov.br)

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.