Laboratório de História Regional do Espírito Santo e Conexões Atlânticas

IX Encontro Internacional de História Colonial

O Encontro Internacional de História Colonial (EIHC) é um evento de grande importância para os pesquisadores, professores e interessados em discutir questões teóricas e históricas relacionadas às articulações entre a dimensão local e global da experiência colonial do período moderno. A IX edição do EIHC ocorrerá na Universidade Federal de Sergipe, em São Cristóvão, uma cidade com um conjunto arquitetônico colonial expressivo e que abrigou o primeiro povoamento urbano do território sergipano.

Com o tema "Dimensões globais e locais dos impérios coloniais: redes, circulação e dinâmicas (secs. XV-XIX)", o evento visa dar ênfase e visibilidade às formas e experiências de mobilidade, circulação e lógica de interações no mundo ibero-americano, tanto nas interrelações entre a Península Ibérica e a América, quanto destas partes com outras regiões do mundo. Além disso, o encontro promoverá debates historiográficos contemporâneos e perspectivas metodológicas criativas que promovem reflexão crítica de análise sobre processos históricos do Império Português.

Serão realizadas palestras temáticas, mesas redondas e ST's com o intuito de discutir temas como as múltiplas conexões (econômicas, políticas, sociais e culturais) que se manifestam em experiências, trocas diversas, redes de comércio e de interesses, fluxos e refluxos das dinâmicas administrativas e jurídicas, ações, trajetórias e perfis sociais de governadores, autoridades coloniais e colonos, resistências, rebeldias e negociações, escravização e diásporas africanas, entre outros.

A realização desta IX edição do Encontro Internacional de História Colonial tem uma relevância especial, pois marca a retomada dos encontros presenciais do EIHC após um longo período de isolamento, assinalado por ausências e incertezas em meio à pandemia mundial. Com sabor de reencontro, retomada e esperança, o evento será uma oportunidade para compartilhar conhecimentos, ideias e perspectivas com pesquisadores de todo o mundo.

Para mais informações, acesse a página do evento:
As redes sociais do EIHC 2023 no Instagram (@eihc2023) e no Facebook (https://www.facebook.com/people/EIHC-2023-IX-Encontro-Internacional-de-H...).

Período de Inscrição:
Comunicações em Simpósio Temático e em Minicurso estarão abertas no período de 08/02/2023 a 05/05/2023.
Ouvintes de 05/06/2023 a 10/10/2023

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.